Defenda-se contra a violência!

DEFENDA-SE CONTRA A VIOLÊNCIA!

Em um mundo cada vez mais violento e decadente, onde inúmeras pessoas todos os dias sofrem assaltos ou violência devido a algum motivo (ou não),faz-se necessário o aprendizado de técnicas de defesa pessoal para assim se protejer. Antes de tudo é importante salientar que tudo que aqui será apresentado exige treino e que se possível compareça a alguma instituição de ensino. No final do artigo indicaremos algumas artes para quem desejar. Também é necessário informar que você de mãos vazias contra uma assaltante com arma é algo extremamente arriscado reajir (afinal, o seu movimento tem que ser mais rápido do que o do dedo puxando o gatilho e isso não é para leigos ou alunos iniciantes e intermediários).

A defesa da nossa integridade e de todos os nossos entes queridos, cabe a nós de a assegurar, esqueçamos a polícia e os vizinhos, esqueçamos todas as pessoas que moram no prédio, pois muito dificilmente alguma correrá em seu auxilio. A defesa pessoal é a forma mais básica que possuímos, refiro-me ao nosso instinto natural de sobrevivência, face a uma agressão, podermos reagir da forma correta e eficaz, e na mesma proporção de força perante determinada ameaça.
Abordaremos neste texto especialmente a defesa pessoal em situações ocorrendo fora de casa e também contra tentativas de invasão domiciliar.

1- Defendendo contra a violência na rua.

Poderíamos mostrar inúmeras abordagens e como evitar mas iremos salientar algumas abordagens, passar alguns golpes efetivos para se utilizar em combate e no final deixar o link para um curso.

Trocação, Ataque e Contra-ataque (Muay Thai Combination)

Trocação de Curta Distância

Fundamentos do Boxe – Esquivas

Como desferir socos fortes:

Como desferir chutes fortes:

Como aplicar chutes frontais:

Como evitar chutes:

Mata-Leão/Gravata:
Puxar o antebraço do agressor para baixo, passa a sua perna entre as pernas dele, gira e derruba. Uma variação é puxar o antebraço e simplesmente morder com toda força.

Básico de combate com facas:

Estrangulamento:
Não tentar retirar as mãos do elemento do seu pescoço. Aproveitar sua mão livre e ir até o pescoço dele e pressionar bem forte (especialmente com o polegar) até que o indivíduo solte.

Abordagem de frente:
Com as mãos alcançar os olhos do elemento e pressionar até que ele solte.

Abordagem por trás:
Necessário o giro do tronco e com o cotovelo preparado acertar o queixo do indivíduo.

Defesa de abordagem (especial para mulheres)

Curso de defesa pessoal para mulheres:

Finalizo com uma dica de ouro: Compre e use spray de pimenta para se defender em inúmeras situações:

 

2- Defendendo sua casa e sua família.

A casa é asilo inviolável assim diz a “maravilhosa” lei, porém, não devemos esperar por proteção do Estado (polícia) a todo momento porque quase sempre a polícia não estará em sua casa no momento da invasão. Também não adianta fazer alarme demais porque no fim pode apressar a reação do elemento e desferir um tiro contra você. O mais ideal para essa situação seria uma arma, seja um simples 38 ou uma calibre 12.
Não deixe sua família perecer nas mãos dos bandidos. Não deixe que um Estado venha a dita que você tem que esperar pela polícia,não deve reagir de maneira alguma ou que não deve comprar algo para se defender.

Não defendemos o uso de armas ilegais por isso lutamos para que exista a flexibilização urgente. Os atuais políticos e pessoas de diversos cargos públicos se mostram contra a flexibilização do porte de arma, o engraçado é que só andam com seguranças armados. É a hipocrisia reinando.

Vamos tratar sobre algumas armas para se utilizar sem precisar de registro algum ou burocracia e também como reforçar a segurança.

– Crossbow/besta/balestra.

É uma das mais efetivas e fáceis de usar. A desvantagem é o tempo que se usa para armar a próxima seta (tente não errar a primeira e acertar em um lugar correto) a depender da quantidade de libras que ela possuir.

São letais? Tenta tomar um tiro de uma de 150lb para tu ver, haha. Atualmente as tecnologias tornaram as bestas a “suprema maquina de caça”, capaz de derrubar um urso com um disparo em áreas vitais (coração, pulmão, coluna cervical), contra as bestas está a baixa cadencia de fogo (1 tiro) e a incapacidade de fazer dano em objetos ( como uma cobertura) impedindo que vc atire através de portas fechadas por ex., os prós é que é absurdamente precisa, aceita e reage bem com todos os equipamentos de mira e opticos que as armas de fogo usam, não gera fumaça, luz, recuo ou som de disparo, coletes balisticos até nivel 2 não protegem contra ponteiras fixas… rompem como se o usuário estivesse de camiseta, o alcance médio é de 50 m com precisão.
Assista este vídeo que mostra se crossbows são letais e uma comparação de uma de 120 libras e 150 libras.

– Espingarda de pressão 5.5 (equivalente ao calibre .22)

Uma espingarda que recentemente caiu no gosto dos atiradores desportivos e caçadores esportivos. As espingardas de pressão 5.5 estão quase no limite legal onde um calibre passa a ser considerado proibido. É equivalente ao calibre 22 e os disparos alcançam 230 m/s. Dependendo da munição usada, é mais do que suficiente para causar um dano considerável a qualquer alvo, especialmente a cabeça. Uma luneta de precisão pode ajudar e como os chumbinhos de prática são extremamente baratos (cerca de R$15 por 250), você pode praticar à vontade em alvos personalizados.

– Machadinha de aço

Pequena, leve e extremamente afiada, você precisa de uma arma para combate corpo a corpo. Por menos recomendável que seja, é melhor estar preparado em caso de necessidade. Um golpe forte o bastante poderá causa um grande estrago. E essa é a política a ser seguida. Um golpe, uma baixa.

A seguir segue 10 dicas para proteger sua casa contra assaltos. As dicas foram retiradas do site Sobrevivencialismo[1]:

1- Compre um cachorro – Não precisa ser um animal grande, porém deve ter um latido alto e intimidador;

2- Retire plantas grandes ou arbustos da frente da sua casa – Se você tem uma entrada cheia de plantas, todas elas poderão ser um bom esconderijo para criminosos;

3- Organize a comunicação entre seus vizinhos – Se seus vizinhos estiverem atentos e conhecerem sua rotina de chegada e saída, poderão perceber quando algo estiver errado e alertar a polícia;

4 – Coloque adesivos de segurança e alarme – Se você puder pagar, instale o sistema de alarme na sua casa. Se não puder, ainda assim coloque adesivos no portão ou janelas para desencorajar intrusos;

5- Compre alarmes para portas e janelas – Estes itens não custam muito caro e funcionam com baterias, além de produzir um barulho muito alto se alguém tenta abrir a porta;

6 – Compre câmeras falsas – Assim como o alarme, se você puder tê-las de verdade, ótimo. Caso não possa, instalar câmeras falsas podem ajudar a desanimar os assaltantes e fazê-los escolher outro alvo.

7 – Compre luzes com sensores de movimento – Estas luzes podem rodar facilmente com energia solar e outras tem baterias internas. Luzes são um dos maiores itens desmotivadores para assaltantes;

8 – Reforce suas portas – A maioria das portas são fáceis de serem arrombadas, porém com pequenas medidas você pode reforçar suas portas a ponto de fazer os intrusos desistirem de abri-las;

9 – Instale grades ou barras nas janelas – Podem até ser feias, mas a segurança é muito mais importante que a estética;

10 – Tenha um bom muro protegendo a propriedade – Idealmente o muro deve ter 2,20 metros, ter concertina ou espinhos no topo e não ter falhas ao redor da sua propriedade

Espero que as dicas tenham sido úteis. Que os camaradas possam aproveitar e se prevenir. Qualquer dúvida comentem que responderemos.

————————–

Artes Marciais recomendadas: Kombato, Krav Magá, Aikido, Systema, Jiu Jitsu, Kali Silat, Muay Thai.
Em Aracaju existe academias de Krav Magá, Aikido e Jiu Jitsu.

[1] http://sobrevivencialismo.com/2015/02/18/10-maneiras-de-se-proteger-contra-assaltos-em-casa/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s